Eletrocardiograma de alta resolução em Uberlândia

08/08/2015 10:26

ECGAR (Eletrocardiograma de Alta resolução)

 

Eletrocardiograma de alta resolução (ECGAR) é um método de processamento e análise do eletrocardiograma de superfície (ECG) empregado para análise de sinais oriundos da atividade elétrica do coração. O método baseia-se em quatro aspectos de processamento: digitalização, média coerente, filtragem e amplificação.

 

O objetivo do ECGAR é identificar sinais de muito baixa amplitude, conhecidos como potenciais tardios da ativação ventricular (PTAV) e atrial (PTAA), marcadores de arritmias cardíacas potencialmente fatais. Os PTAVs ou PTAAs presentes no ECG estão, frequentemente, encobertos por ruídos decorrentes de diversas fontes (atividade muscular, interferências elétricas e ruídos ambientais), necessitando de técnicas complexas para identificação e quantificação.

Os sinais de ECGAR são adquiridos utilizando amplificadores diferenciais, com capacidade de amplificação de 1.000x a 5.000x e elevada rejeição de modo comum (←120dB). Os amplificadores são desenvolvidos com filtros passa-alta (0,5Hz a 1,0Hz) e passa baixas (300Hz a 1.000Hz) e não pode conter o filtros frequência específica (filtros "notch" na frequência da rede, 50Hz ou 60Hz) devido aos artefatos que estes últimos podem gerar (efeito Gibbs) sobre os sinais de ECG.

O exame de pesquisa de potenciais tardios está indicado em:

- displasia arritmogênica de VD

- avaliação de risco de morte súbita por arritmia ventricular em pacientes com doença coronariana

- Síndrome de Brugada

 

Agende agora o seu exame de ECGAR pelo telefone: 34 - 3234-0092

 

Dr. Felipe Souza

Cardiologista - Eletrofisiologia Invasiva

Clínica de Arritmias - Dr. Felipe Souza

Av. Rondon Pacheco, 2250 - Tel (34) 3234-0092

Uberlândia - MG