Monitor de eventos cardíaco (Loop - Looper)

Agende o seu exame via WhatsApp

1) O que é exame de monitor de eventos eletrocardiográfico (Loop, Looper, Loop event recorder)?

Em nossa clínica dispomos do exame de monitorização de eventos ou também chamado Loop. A partir da colocação de pequenos eletrodos sob a pele conectados a um pequeno aparelho o paciente acionará o botão quando apresentar sintomas relacionados à sua arritmia cardíaca. Logo, o médico obterá o traçado eletrocardiográfico do momento do sintoma referido pela paciente.

2) Qual a duração e por quantos dias o monitor de eventos (Loop) pode ficar conectado ao paciente?

A gravação de cada tira do traçado eletrocardiográfico dura 1 minuto previamente ao acionar o botão e 1 minuto após o acionamento (o tempo de gravação dependerá da configuração do aparelho). O monitor de eventos geralmente fica conectado ao cinto do paciente por cerca de 05, 07, 10 ou 15 dias.

3) Quais os cuidados que devemos tomar neste exame?

Antes do banho, o paciente deve retirar os eletrodos e  o aparelho de gravação. Logo após o banho a pele onde será colocada os eletrodos deve ser limpa com um pouco de álcool etílico 70% e os eletrodos devem ser recolocados.

O aparelho não deve molhar ou receber nenhum líquido sob o risco de causar danos ao mesmo.

Ao dormir o paciente deve dormir de preferência com as costas na cama e nunca sob os eletrodos e o aparelho.

4) Para quem este exame está indicado?

O monitor de eventos está indicado nos casos: de síncope (desmaio) inexplicadas nos quais os sintomas pré-sincopais permitem que o paciente acione o botão de gravação; avaliação de palpitações esporádicas ( aparecimento maior que 1 dia), outras queixas que podem estar relacionadas com arritmias (aperto ou dor no peito, angústia, mal estar súbito, “socos no peito”)

Agende o seu exame de Looper - monitor de eventos via WhatsApp